DesEduca Lab

Laboratório de Design e Educação

Pesquisas e projetos de extensão

Usos do Design na escola: Articulação entre Universidade e Escola para implementar práticas, recursos e espaços de aprendizagem mais instigantes

A pesquisa conduzido pela professora Bianca Martins, conta com apoio da Faperj (bolsa ARC-Faperj) e também foi contemplada com uma bolsa de extensão/UERJ.Propõe a identificação, implementação e divulgação de estratégias de articulação entre espaços, objetos e saberes produzidos na ESDI/UERJ e no Colégio de Aplicação (CAp/UERJ) visando à qualificação docente e à promoção de educação básica de qualidade. A investigação tem como objetivos: (1) imersão de professores da ESDI no contexto do CAp/UERJ e vice-versa com vistas ao desenvolvimento de um plano de ação envolvendo agentes e espaços potenciais para viabilizar as ações conjuntas identificadas; (2) implementação e registro das ações elencadas; (3) divulgação dos resultados por meio da produção de artigos, eventos e demais dispositivos adequados. A posposição é feita a partir do entendimento de que estas ações têm o potencial de promover a integração e o engajamento de designers, professores, técnicos e gestores da UERJ aproximando as competências e conteúdos curriculares ao cotidiano e às linguagens/interações dos alunos contemporâneos favorecendo uma aprendizagem mais instigante. Isso ocorre pois acredita-se na construção de uma base colaborativa de boas práticas entre ESDI e CAp/UERJ, dentro e fora da UERJ, como uma via fértil de articulação entre o Design e a Educação.

Memórias da educação em design na ESDI: investigação das práticas pedagógicas

A pesquisa, coordenada pelo professor Ricardo Artur Pereira Carvalho e contemplada com um bolsista de iniciação científica, tem como escopo a exploração de que além da contribuição histórica, a investigação sobre as práticas pedagógicas no design também permitem lançar um olhar sobre possíveis inovações pedagógicas. Por isso o objetivo da pesquisa é levantar, documentar, arquivar e divulgar parte das práticas pedagógicas da ESDI. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e documental em fase ainda inicial, sem pretensões de verificação de hipóteses ou de tecer críticas, mas, principalmente, investigar as práticas a partir de entrevistas e documentos.

Pé na Rua: design, cultura e sociedade

O projeto de extensão, coordenada pela professora Barbara Necyk, tem como propósito estabelecer a convivência e o diálogo do aluno de graduação em design e arquitetura com a cultura circundante em sentido amplo. De natureza interdisciplinar, o campo do design se encontra na confluência de diferentes áreas do saber e atuação profissional. Artes plásticas, cinema, moda, dentre outras, são áreas com as quais o designer estabelece profícuo diálogo. Do mesmo modo, a área da arquitetura estabelece fronteiras tênues com outras áreas de produção simbólica. Este projeto visa equipar o aluno de graduação da ESDI com um repertório híbrido de referências culturais multilocalizadas. O Pé na Rua promove a saída de alunos e professores da ESDI para centros culturais, museus, instituições de ensino, bibliotecas, teatros, cinemas, prédios históricos, parques, espaços públicos, ateliers de artistas, bureaus de impressão, estúdios fotográficos, dentre outros espaços, para o estabelecimento do contato do aluno com referências culturais diversas. Ao mesmo tempo em que estas atividades ampliam formação acadêmica do graduando, colaboram diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Em paralelo, as atividades extra-classe configuram oportunidade de se estabelecer a relação entre a teoria e a prática. Cada saída é marcada por um objetivo principal que caracteriza a relação entre design, cultura e sociedade.