DesEduca Lab

Laboratório de Design e Educação

Eventos e ações extensionistas

Evento: Roda de Conversa - Design como prática educativa

Evento semestral - início em 2019

Rodas de conversa semestrais para debater pesquisas, projetos e atuações vivenciadas por professores e designers evidenciando o uso do Design em práticas educativas. O evento tem como intenção a longo prazo ser um espaço de articulação entre sujeitos e instituições que atuam considerando o potencial transformador de comportamentos do Design. Principais temas abordados: Design na escola: experiências de ensinoaprendizagem do design na educação básica; Design como catalisador de conhecimentos; Ensino do Design: estudos a respeito de pedagogias do Design em diferentes âmbitos (ensino superior, médio-técnico, etc); Formação de professores: usos de estratégias do Design na formação de professores; Artefatos mediadores da aprendizagem: materiais, objetos e espaços; Tecnologias que potencializam práticas educativas; Práticas do Design como formadoras/catalisadoras de comportamentos - estratégias de design relacionadas à ativismo, causas, visibilidade de minorias, etc.

Pé na Rua: design, cultura e sociedade

Evento realizado em 20 julho de 2020

Canal: Google Meet

O evento do Rolé Virtual na Cinelândia foi realizado com a participação do artista visual André Coutinho. O evento promoveu a atividade de desenho de observação e contou com a participação de alunos da graduação da ESDI e membros externos à universidade. Os aplicativos Google Meet, Google Street e Instagram foram utilizados para potencializar a comunicação entre o artistas, mediadores e público.

Pé na Rua: design, cultura e sociedade

Evento realizado em 11 de agosto de 2020

Canal: Instagram Pé na Rua

A visita virtual ao atelier/escritório do designer e ilustrador Adriano Renzi (residente em Vancouver, Canadá) foi realizada com intuito de apresentação de seu recém-lançado livro Fuga da Itália. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante sobre questões que dizem respeito à produção editorial contemporânea (e-book/livro impresso), formação em design, atividade de design em tempos de pandemia e ilustração.

Jogos e gamificação na sala de aula

Evento em 9 de julho de 2020

Canal: Youtube - Laboratório de Design e Educação

O laboratório organizou um evento transmitido ao vivo pelo nosso canal no YouTube sobre Jogos e Gamificação na Sala de Aula, com o designer Guilherme Xavier, contando com cerca de 240 visualizações.