DesEduca Lab

Laboratório de Design e Educação

Disciplinas ministradas

Memórias da educação em Design na Esdi

Disciplina de pós-graduação

Objetivos

Vinculada ao projeto de pesquisa de mesmo nome a disciplina serve como espaço para investigar, divulgar e debater práticas pedagógicas da Esdi a partir de entrevistas com professores e ex-alunos e análises de documentos acerca do cotidiano das aulas, exercícios e trabalhos, dinâmicas de aula e avaliação realizados nas disciplinas. A disciplina tem como propósito subsidiar investigações sobre design e educação com foco nas práticas pedagógicas.

Design e Educação 1 - Ideias pedagógicas, teorias do currículo e cotidiano escolar

Disciplina de pós-graduação

Objetivos

Debater referências teóricas e estudos práticos do campo da Educação e do Design que demonstrem convergências e articulações de conhecimentos, procedimentos e afetos notabilizando sinergias entre estas duas áreas e favorecendo a fundamentação do conceito de Design como prática educativa.

Design e Educação 2 - Ensino e aprendizagem do Design & Design na escola

Disciplina de pós-graduação

Objetivos

Estudar e debater ideias pedagógicas e ideologias que fundamentam o ensino e aprendizagem do Design sempre dando ênfase ao contexto brasileiro. Identificar marcos históricos e discursos que oportunizaram a inserção do estudo e da prática do Design no contexto escolar analisando suas manifestações em diferentes momentos históricos. Desenvolver uma produção autoral que relacione os temas debatidos com o projeto acadêmico de cada estudante.

Design e Educação 3 - Design na sala de aula contemporânea

Disciplina de pós-graduação

Objetivos

Debater, à luz de referências críticas, as pluridimensões que compõem a sala de aula contemporânea — artefatos, mobiliário, espaçostempo, tecnologias, sujeitos, papéis, práticas, saberespoderes, condutas e etc. — e agenciamentos de design em cada uma delas. A disciplina visa dialogar com os participantes sobre estas e outras questões da educação contemporânea.

Práticas Design e Escola

Disciplina de pós-graduação

Objetivos

A disciplina está atrelada aos achados do Grupo de Estudos Design & Escola ESDI/UERJ que atua no sentido de estudar e desenvolver usos do pensamento projetual em práticas educativas. Neste período daremos seguimento aos nossos estudos e projetos e estamos interessados em receber aportes de novos pesquisadores. Os encontros têm como objetivo estudar, debater e praticar propostas de uso do pensamento projetual em situações de ensino-aprendizagem com um grupo que reúne pesquisadores, designers e docentes da Educação Básica. A proposta é exercitar e desenvolver habilidades de professores-designers e de designers-educadores de experiências de aprendizagem em contextos de educação remota, híbrida e/ou presencial. O curso acontecerá integralmente de forma remota.