-
Livro organizado pelo grupo Design & Escola da Esdi/Uerj com coletânea de artigos produzidos por professores da educação básica e designers, apresentando conceitos, propostas e experimentos que envolvem o design de práticas de ensino-aprendizagem.
Sumário
06
Apresentação: uma história escrita por muitas mãos
Bárbara Emanuel, Bianca MartinsParte I – Discussões
15
Aprender Projetando
Bianca Martins, Bárbara Emanuel34
Professora-designer: entendeu ou quer que eu desenhe?
Cliciane Elen Augusto, Elaine Mendes, Victor Silba53
O design para uma educação ludificada encantadora
Alexander FranciscoParte II – Experiências
68
Construção do Jogo Educacional Digital Amigos do Manguezal: uma experiência de docência e design na Educação Infantil
Melissa Oliveira87
Dando ouvidos às professoras: o fazer-com em tempos remotos
Raquel Leal, Luana Batista97
Gigi Blogueirinha conta sua História: criatividade, metodologias ativas e tecnologia na escola
Nathália Nogueira112
A identidade escolar e a (re)significação dos espaços por alunos do ensino médio diurno e noturno: o caso de uma escola pública da Baixada Fluminense, RJ
Luciano Luz Gonzaga, Andrea Velloso da Silveira Praça, Denise Rocha Corrêa Lannes129
“Aprender fazendo” com a construção de um jogo geográfico: um relato de experiência a partir da aplicação de conceitos de design na escola entre as disciplinas de Geografia e Desenho no Colégio Pedro II
Rodrigo Rafael Silva, Taiany Marfetan146
O ensino de Design no Ensino Básico: um relato de experiência no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ
Lucimeri Ricas Dias173
Um ensino focado em empatia e afetividade: proposta para desenvolver relações socioafetivas entre estudantes
Valentina Kurkdjian181
Mais do que a criação de um jogo, Projeto Animalândia: uma estratégia de motivação à aprendizagem
Ana Márcia Vieira197
Oficinas de produção de vídeos para futuros professores: Laboratório de Tecnologias e Vídeos do NUPEC FFP UERJ
Pedro Cunha, Ricardo Tadeu Santori, Veronica Eloi de Almeida, Bianca Martins211
Designers e educadores trabalhando juntos: as perspectivas de ambos os lados
Josenildo do Nascimento Araujo, Daniela Couto228
Design participativo em contexto pandêmico: Divulgação científica por meio de zines
Raquel LealParte III – Propostas
240
O espaço escolar como um território educativo para a educação inclusiva: um diálogo entre design e educação
Justine Noronha Hack, Taiany Marfetan256
Por que alguns, e só alguns?
Maria Eduarda Pessoa262
Baralho de ideias: cocriação de experiências educativas
Luciana Bertoso, Priscila Zimermann, Daniela Couto