• Livro organizado pelo grupo Design & Escola da Esdi/Uerj com coletânea de artigos produzidos por professores da educação básica e designers, apresentando conceitos, propostas e experimentos que envolvem o design de práticas de ensino-aprendizagem.

    Capa do livro em fundo preto e título do livro em branco e azul: Design e escola projetando práticas de ensino-aprendizagem. Autoras: Bárbara Emanuel e Bianca Martins
    Baixe o PDF do livro completo

    Sumário

    06
    Apresentação: uma história escrita por muitas mãos
    Bárbara Emanuel, Bianca Martins

    Parte I – Discussões

    15
    Aprender Projetando
    Bianca Martins, Bárbara Emanuel

    34
    Professora-designer: entendeu ou quer que eu desenhe?
    Cliciane Elen Augusto, Elaine Mendes, Victor Silba

    53
    O design para uma educação ludificada encantadora
    Alexander Francisco

    Parte II – Experiências 

    68
    Construção do Jogo Educacional Digital Amigos do Manguezal: uma experiência de docência e design na Educação Infantil 
    Melissa Oliveira 

    87
    Dando ouvidos às professoras: o fazer-com em tempos remotos 
    Raquel Leal, Luana Batista 

    97
    Gigi Blogueirinha conta sua História: criatividade, metodologias ativas e tecnologia na escola 
    Nathália Nogueira 

    112
    A identidade escolar e a (re)significação dos espaços por alunos do ensino médio diurno e noturno: o caso de uma escola pública da Baixada Fluminense, RJ 
    Luciano Luz Gonzaga, Andrea Velloso da Silveira Praça, Denise Rocha Corrêa Lannes 

    129
    “Aprender fazendo” com a construção de um jogo geográfico: um relato de experiência a partir da aplicação de conceitos de design na escola entre as disciplinas de Geografia e Desenho no Colégio Pedro II 
    Rodrigo Rafael Silva, Taiany Marfetan 

    146
    O ensino de Design no Ensino Básico: um relato de experiência no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ 
    Lucimeri Ricas Dias 

    173
    Um ensino focado em empatia e afetividade: proposta para desenvolver relações socioafetivas entre estudantes
    Valentina Kurkdjian 

    181
    Mais do que a criação de um jogo, Projeto Animalândia: uma estratégia de motivação à aprendizagem 
    Ana Márcia Vieira

    197
    Oficinas de produção de vídeos para futuros professores: Laboratório de Tecnologias e Vídeos do NUPEC FFP UERJ
    Pedro Cunha, Ricardo Tadeu Santori, Veronica Eloi de Almeida, Bianca Martins

    211
    Designers e educadores trabalhando juntos: as perspectivas de ambos os lados
    Josenildo do Nascimento Araujo, Daniela Couto 

    228
    Design participativo em contexto pandêmico: Divulgação científica por meio de zines 
    Raquel Leal

    Parte III – Propostas

    240
    O espaço escolar como um território educativo para a educação inclusiva: um diálogo entre design e educação 
    Justine Noronha Hack, Taiany Marfetan

    256
    Por que alguns, e só alguns?
    Maria Eduarda Pessoa

    262
    Baralho de ideias: cocriação de experiências educativas
    Luciana Bertoso, Priscila Zimermann, Daniela Couto